TORNEIOS E OLIMPÍADAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL



O SENAI E AS OLIMPÍADAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL



Trata-se de uma experiência inédita para a Educação Profissional no Brasil. Iniciativa do SENAI, realiza-se em várias etapas, contemplando  todos os aspectos da avaliação educacional.


Na primeira fase, o processo de avaliação é realizado pelo docente, a exemplo do que ocorre nas melhores instituições educacionais e de acordo com estudos acadêmicos sobre avaliação educacional.

Os alunos que alcançam o desempenho previsto participam de uma competição  no âmbito da unidade escolar. Tornam-se, a partir daí,  os representantes da unidade na competição estadual. Posteriormente, os campeões estaduais disputam a Olimpíada do Conhecimento, com  representantes de todo o país.

Em todas as edições são observadas três importantes etapas do processo: planejamento, processo de execução e a qualidade do produto realizado pelo aluno.

Ao início da competição nacional, os alunos recebem o desafio de executar uma tarefa, com aplicação das competências adquiridas no respectivo curso.
Como primeira etapa, o aluno planeja a realização da tarefa. Os detalhes do planejamento são avaliados. Durante a execução, os candidatos são observados quanto ao cumprimento das normas técnicas e demonstração das atitudes profissionais requeridas. Ao final, o produto obtido é detalhadamente avaliado, inclusive utilizando os mais rigorosos padrões metrológicos e relativos ao acabamento das peças. Em todas as fases são observados os detalhes mais relevantes para o excelente desempenho profissional. 
 

São observados, além dos aspectos positivos no desenvolvimento dos alunos, pontos de melhoria no processo de educação profissional realizado. Após a realização das competições, o material didático é revisto e aperfeiçoado, a capacitação e aperfeiçoamento dos docentes enfatiza pontos que devem ser reforçados no processo ensino-aprendizagem, inovações tecnológicas são introduzidas, tudo converge para a melhoria da educação profissional oferecida pela Instituição.




Em 1982, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ultrapassou fronteiras e filiou-se a IVTO e, no ano seguinte, na Áustria, marcou a primeira presença brasileira na World Skills.
Concebida para ser um instrumento de avaliação e aperfeiçoamento das ações educativas do SENAI, a Olimpíada do Conhecimento transformou-se no maior evento da educação profissional no País. Prestigiado pelo presidente da república e outras autoridades de destaque em todas as suas edições, o evento mobiliza o setor produtivo e promover novas práticas e metodologias, como uma verdadeira vitrine do que se produz de melhor no País em termos de educação profissional e tecnologia industrial.

O crescimento da Olimpíada do Conhecimento pode ser medido em números. No entanto, é mais fácil compreender seu sucesso a partir da amplitude das questões que leva ao público. Nos extensos espaços especialmente adaptados para abrigar as cidades olímpicas, educação, tecnologia, cidadania e cultura formam um todo indivisível.
Em 2002, a Olimpíada foi realizada em cinco regiões do País e aglutinou mais de 80 mil visitantes. A edição seguinte, em 2004, estabeleceu novas marcas para o evento. Mais de 125 mil pessoas visitaram a cidade olímpica. Os visitantes não vinham apenas assistir às competições. Já havia a preocupação em oferecer cursos e serviços que ampliassem a percepção do público a respeito do mundo industrial. O evento de 2006 foi também significativo pela diversidade das atrações oferecidas. Sem perder o foco – divulgar a ação do SENAI -, a Olimpíada do Conhecimento 2006 reuniu seminários, mostras e exposições nas quais se destacava o empenho na inovação na área educacional e tecnológica.
Esse esforço foi especialmente contemplado na Olimpíada do Conhecimento 2008, realizada em três cidades brasileiras - Blumenau, Porto Alegre e Curitiba.
Para acomodar as 44 ocupações industriais e três comerciais, onde 571 competidores do SENAI e do SENAC  realizaram suas provas, foram montadas oficinas, laboratórios, cozinhas industriais e outros espaços adequados à competição. Durante os doze dias de provas, divididas em três fases realizadas em três Estados, o evento recebeu a visita de mais 150 mil visitantes, sendo 90 mil estudantes.

Grandes números da Olimpíada do Conhecimento

  • 2001 – Brasília
    90 mil m2 área total
    26 ocupações
    101 competidores
    45 mil visitantes
    138 toneladas de equipamentos

  • 2004 – Belo Horizonte
    90 mil m2 área total
    37 ocupações
    390 competidores
    43 patrocinadores
    125 mil visitantes
    172 toneladas de equipamentos

  • 2006 – Recife
    114 mil m2 área total
    35 ocupações em competição
    13 ocupações em demonstração
    477 competidores
    67 patrocinadores e apoiadores
    210 mil visitantes
    350 toneladas de equipamentos

  • 2008 - Blumenau – Curitiba – Porto Alegre
    168 mil m2 área total
    47 ocupações - 44 industriais e 3 comerciais
    571 competidores
    61 patrocinadores e apoiadores
    150 mil visitantes
    360 toneladas de equipamentos

  • 2010 – Rio de Janeiro

104.272 Mil m2 área total
46 ocupações – 44 industriais e 2 comerciais
562 competidores
85 patrocinadores e apoiadores
100 mil visitantes credenciados
46.000 alunos das redes pública e privada de educação
583   Toneladas de equipamentos
Realização simultânea do WorldSkills Américas com participação de 11 países e 42 competidores estrangeiros
Reunião do Board da WorldSkills Internacional com presença do Presidente e Vice-Presidentes e Diretores da entidade

Desde 1983, o SENAI representa o Brasil na maior competição internacional de educação profissional, o WorldSkills. A cada dois anos, um grupo formado pelos melhores alunos revelados pela Olimpíada do Conhecimento do SENAI é selecionado para enfrentar competidores dos países mais avançados do mundo. Em 14 participações, a instituição já obteve 12 medalhas de ouro, 12 de prata, 21 de bronze e 45 no total. Nas participações realizadas no período compreendido entre 2002-2009, o SENAI conquistou mais de 64% do total de medalhas obtidas desde 1983. Em 2009, o Brasil foi o terceiro colocado no WorldSkills realizado no Canadá, com quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, além de cinco diplomas de excelência. Na contagem dos prêmios, os alunos do SENAI só ficaram atrás das equipes da Coréia do Sul e da Irlanda. Foi o melhor desempenho de toda a sua história premiando um modelo de educação profissional que forma recursos humanos para a indústria com qualidade de nível internacional. 

NAVEGUE NO BLOG